A história do processo de usinagem se deu no século XIX, época do desenvolvimento do aço e assim as primeiras máquinas para o desenvolvimento de usinagem foram criadas.,

Para que você entenda melhor, usinagem é um processo mecânico industrial

O processo realiza o desgaste da matéria bruta e transforma em uma peça com um formato específico. Ele é considerado um dos tipos de processos de produção, onde podemos encontrar também o processo de modelagem e de fundição.

As peças fabricadas através do processo de usinagem podem ter diversas finalidades assim como acabamentos, espessuras, furos e formas.

Nos dias atuais, a usinagem está presente em diversas áreas industriais, tais como: naval, automotiva, eletrônica, aeroespacial e eletrodoméstica.

Os processos de usinagem são específicos para cada necessidade. Podemos encontrar os processos de: torneamento, aplainamento, fresamento, furação, brochamento e retificação.

As principais matérias-primas utilizadas e mais procuradas para a execução de serviços de usinagem são: aço inox, ferro fundido, bronze, cobre, latão, plástico e aluminío.

A grande curiosidade é que a maioria dos produtos industrializados, durante alguma de suas etapas de produção, passam por um processo de usinagem.

Sendo assim, o processo de usinagem contribui fortemente para o desenvolvimento do ramo industrial do Brasil e do Mundo, criando uma grande importância nos processos de todas as empresas, devido ao seu minucioso e preciso trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *